Mais
um ano chega ao fim e com ele mais uma lista de favoritos do ano aqui no
Expresso Lunático. Se você conferiu a lista dos favoritos do ano passado, vai
notar que essa lista tá bem maior, até porque acho que consumi bem mais coisa
em 2016. Enfim, sem mais perda de tempo.
Taeyeon – WHY
Após se consolidar como artista solo ano passado devido a sua significativa fanbase, esse ano Taeyeon (SNSD) fez faixa pra coletânea STATION da SM, lançou parceria com Dean em seu EP de comeback e botou um pé em sua área de conforto e outro mais adiante na lead track Why. Além de ser eficiente pra mostrar o quão boa Taeyeon é nos vocais, Why também é uma ótima farofa, coisa que ela ainda não tinha feito com seus lançamentos anteriores. Além disso, duas versões do vídeo foram lançadas, a segunda versão fez com que as muitas performances feitas na TV coreana fizessem mais sentido. Enfim, adorei as duas.
METAFIVE - LUV U TOKIO
Esse foi um dos lançamentos japoneses mais legais do começo do ano, não falo apenas de Luv U Tokio, mas de META, título do álbum de estreia do Metafive, lançado em Janeiro. Na verdade a banda é um projeto que reúne músicos japoneses renomados (Yukihiro Takahashi, Keigo Oyamada, Yoshinori Sunahara, TOWA TEI, Gon massa Tomohiko, LEO Imai). O som do disco é bem eclético dentro de sua coerência com base no eletropop e as produções são impecáveis. Soube recentemente que eles lançaram um EP intitulado de METAHALF, mas ainda não encontrei na internet pra ouvir. É sempre bom conhecer músicos japoneses mais autênticos, a despeito o idol pop que domina o advertising no país. Apenas ouçam...
SEKAI NO OWARI - HEY HO
Assim que vi os primeiros momentos do MV de Hey Ho lembrei um pouco da capa do segundo disco do Raconteurs. Falsas referencias a parte, a faixa fica ainda mais “bonita de se ouvir” com o MV. O pessoal do Sekai No Owari é de um selo japonês independente e está na estrada desde 2005.
Dalshabet – SOMEONE LIKE U
Seria essa a melhor coisa que o KPOP teve no começo do ano? Provavelmente sim. Seria essa a melhor produção do Brave Sound esse ano? Pelo que lembro, sim também. Em meio a boatos de disband que me deixaram preocupado, Dalshabet entrou 2016 com o pé direito, um pop básico (som meio 80s) super gostoso de ouvir, refrão grudento, coreografia icônica e sempre que ouço Serri cantando suas linhas rezo pra agencia debutar ela solo – com algo que preste, claro, porque to super decepcionado com o debut da Solar (MAMAMOO) que teve esse ano –.
MAMAMOO – WOO HOO
Por falar em MAMAMOO, eu não poderia deixar Woo Hoo de fora dessa lista. Desde o começo do ano o grupo tem lançado coisas que tão construindo uma estética muito particular pro grupo, tanto no som quanto na imagem (tipo o que Red Velvet vem fazendo sem errar até o momento) espero que não desande ano que vem. Woo Hoo é uma faixa bem leve e gostosa de ouvir. O MV não é superproduzido, porém é coerente com toda a vibe do lançamento. Sem dúvida, é prova viva de que menos é pode ser mais no KPOP de 2016.
Namie Amuto – MINT
Mais linda que nunca, Namie Amuro voltou com Mint em Maio desse ano. O single deixou todo mundo feliz pela possibilidade de um disco novo..... mas não rolou. O problema é que quando você chega no nível de Namie você simplesmente não é mais obrigada a nada peloamordedeus essa molier nem divulga os disco e ainda vende nós ainda ama nós quer esse robô pra nós kdkncjbadsvkjsbvjkf. Fazer o quê, só resta esperar ela ficar de bom humor e querer destruir o Japão com mais o disco incrível. #genic #feel
Luna - FREE SOMEBODY
Ser solista no KPOP não é pra todo mundo, infelizmente, Luna do F(x) não obteve tantos ganhos com seu debut solo, mas Free Somebody é um dance pop ótimo que merecia muito mais atenção; com certeza Luna não é uma das prioridades de sua agencia (ao menos não no momento). Não bastasse isso, o MV é dos mais interessantes desse ano.
Stellar – STING
Sting é sem dúvida a obra prima de Stellar. Em lançamentos anteriores dá pra perceber que uma das coisas mais legais do grupo é fazer vídeos sensuais e com subtexto beeem ácido e acho que isso chegou ao ápice com Sting. – a despeito do comeback posterior (Cry) ter deixado pra trás esse aspecto que aprendi a gostar nelas –. Mais boatos de disband cercaram o grupo esse ano, mas espero que não aconteça. O vídeo foi feito em algumas versões: normal, dance version e 360º graus. Ambas são belíssimas.
Daoko - BANG!
Depois de ShibuyaK, ano passado, tivemos bastante coisa da Daoko ao longo de 2016. O que mais gostei foi Bang. Disse pra mim mesmo que a única coisa japonesa com treco vocaloid que eu iria gostar seria Kyary Pamyu Pamyu, mas não rolou, eu simplesmente não consigo não gostar da Daoko.
TeddyLoid – DAIKIRAI「ダイキライ」feat. ChanMina
Não tenho ideia de qual foi o percurso que me fez chegar até a colaboração do TeddyLoid com a ChanMina, só lembro que eu estava pelo Youtube e comecei a ver esse vídeo. Mina é bem jovem (acho que 18 ou 19 anos) e não tem uma carreira longa, pouca coisa no Youtube, TeddyLoid por outro lado já é experiente, esse ano ele lançou uma colaboração com a Daoko também. O caso é que conheci Daikirai esse ano e gostei muito.
Jun Hyo Seong – FIND ME
Das coisas que mais ouvi no repeat esse ano, não sabia nem quem era Jun Hyo Seong. Find Me é pop básico, farofa, umas coisas específicas na produção pra poder ficar na memória (o sonzinho da flauta e som repetido entre os versos), um gesto de mãos na coreo e pronto: ela funciona.
Red Velvet – RUSSIAN ROULETTE
Considerando o sucesso de Red Velvet, é certo que seus comebacks estão entre os mais aguardados e, a despeito de uma faixa mais morna no início do ano, o grupo voltou com força total com Russian Roulette. Embora eu tenha amado, a faixa não me pegou de primeira. O MV é incrível e deu pra musica a força que lhe faltava. O conceito do vídeo são slapstick comedies; sabe aquelas travessuras politicamente incorretas de Tom e Jerry e afins? Então. As moças começam no bullying e terminam tentando matar umas as outras OMG. Ainda não sei o motivo de Yeri não ter performado junto com as outras nos lives mais recentes.
Alesso feat. Jolin Tsai – I WANNA KNOW
Ok, esse não é de fato um trabalho que signifique disco novo pra Jolin Tsai, mas é que já to com muita saudade de coisa nova da Taiwanesa (fiquei com mais vontade ainda desde de SISTAR com I Like That). Muitos de vocês devem conhecer I Wanna Know, a versão mais famosa tem os vocais tem participação Nico & Vinz. Porém, a versão com Jolin foi lançada oficialmente um tempinho depois e tem até um videoclipe simples. Nem preciso dizer que prefiro a versão com a Jolin, né. Além disso, está entre meus lançamentos favoritos desse ano.
Blackpink – BOOMBAYAH&WHISTLE
Mas é claro que eu não poderia ignorar o debut de Blackpink, o novo grupo da YG Entertainment que simplesmente dominou a Coreia e já está entre os gigantes (até porque alguém teria de tomar o lugar deixado pelo disband de 2ne1, né?). No começo do ano o canal das meninas estreou com alguns vídeos de ensaio que mostravam o quão boas performers elas são (sério). Confesso que de primeira meio que torci o nariz, depois viciei. Até agora a YG tá lançando double A-Sides, o primeiro single doi Square One que consiste nas faixas Boombayah e Whistle, o segundo, Square Two que aconteceu já na ultima parte do ano do ano Playing With Fire e Stay. Logo abaixo, o debut delas.
Fei – FANTASY
Mais uma que assim como Luna, não recebeu a atenção que merece. O debut solo de Fei (miss A) não me causou muito impacto, até que revi algumas vezes até entender o conceito do vídeo e passei a gostar. A faixa é leve, sutil e sexy. O conceito foi muito bem feito, mostrando como um fã objetifica as idols. Achei corajoso, digno e bem inteligente, claro que foi flop). Fazer o quê né? Mas sim, está entre meus favoritos. Aleém disso, o bambolê, principalmente nas performances ao vivo, é pra ficar na lembrança.
AOA – GOOD LUCK
Canalizando o hate por causa de uma polêmica com os mamilos da Jimin numa versão excluída do mv, Good Luck veio na forma de um videoclipe bem meia boca, mas a música é ótima e me viciou esse ano. As linhas cantadas por Jimin, sempre memoráveis. Acho que dá pra dizer que AOA está entre meus fav de 2016 sim.
Utada Hikaru - Hanataba wo kimi ni 花束を君に
Em 2016 o Japão comemorou o retorno de Hikaru Utada, desde 2008 a consagrada cantora não lançava um álbum de inéditas no Japão. O resultado foi Fantôme. A faixa Hanataba wo kimi ni ganhou um MV bem intimista em versão 360º.
Jessica – FLY feat. Fabolous
Com a saída de Jessica do SNSD ano passado todos que acompanham o grupo estavam ansiosos para seu debut solo. O que finalmente aconteceu com o lançamento de Fly. Embora a faixa não seja incrível, Jessica entregou um MV lindo e com personalidade, explorando principalmente a persona que a mídia coreana criou pra ela: a Ice Princess. Lembrando que Jessica já fez comeback agora em Dezembro com Wonderland.
4Minute – HATE
Por falar em hate, pouco antes de recebermos a triste notícia do disband de 4Minute, tivemos o lançamento de Hate. A faixa é produzida por Skrillex e detestei quando saiu, pra mim parecia muita coisa combinada no som e que, embora fosse interessante, não iria funcionar. “Isso vai tocar na rádio, gente?”. No fim das contas, Hate foi uma das minhas favoritas do ano. #DescanseEmPaz4MINUTE
HyunA – HOW’S THIS?
O ano é 2054, nos Estados Unidos a maior parte das cantoras pop americanas não querem mais fazer farofa e os farofeiros do mundo todo precisam suprir suas necessidades e passam a buscar isso na Coreia do Sul. O monopólio do pop está nas mãos da capital Seoul. Ok, essa história acabei de inventar, mais isso foi o que senti quando ouvi o batida de How’s This?, Cara, que saudade de uma farofa boa! O comeback de HyunA aconteceu pouco tempo depois do anúncio do disband de 4Minute e do buzz causado pelo fato de a Cube Entertainment ter recontratado apenas HyunA. O vídeo é ok, o som é forte e viciante do tipo de pop que vai te deixar eufórico por um tempo, mas depois você enjoa. A despeito disso, How’s This? é excelente e é um dos pontos altos do KPOP esse ano. Particularmente achei o EP Awesome bem melhor que o último.
I.O.I. – VERY VERY VERY
Na despedida do grupo formado pelo reality Produce 101, as meninas do I.O.I. lançaram seu melhor single até o momento. Sem exageros, fofinhas e simples, com música grudenta e coreografia fácil que vai ficar pra sempre na memória de quem acompanhou sua curta carreira de um ano. O que resta a todos nós é esperar pra saber pra onde as 11 meninas serão mandadas, quem vai ficar na geladeira, quem vai ser demitida, quem vai debutar em um novo grupo, etc etc etc e tal. Vamos curtir a despedida delas.