#ExpressoFavoritosDe2015 | JPop & KPop

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Como não tem nenhum lançamento anunciado que me interesse muito até o final desse ano no mundo pop asiático, acho que já posso listar os meus favoritos. J

4Minute CRAZY (EP)
O fato de Crazy ser um EP horrível (sim, horrível, uma coisa aqui e outra ali que se salva, como um todo é um lançamento muito do mal produzido, umas faixas com baixo orçamento, quer dizer, o baixo orçamento não justifica se tivessem tido boas ideias, mas deixa pra lá; e o que foi aquele single romântico? Meu Deus... deixa pra lá) não altera o fato de que Crazy, faixa homônima, é muito boa. Não tem refrão mas tem um break que dá toda uma personalidade pra música. O vídeo em p&b é super bem feito, com takes dinâmicos, figurinos e atitudes numa vibe hip hop fierce e coreografia que convence. Então esse foi sim um dos meus favoritos desse ano.

Mariya Nishiuchi ARIGATOU FOREVER (single)
Conheci a Nishiuchi sem querer, sabe quando a gente tá no Youtube aí ele te recomenda outros vídeos? Então... ví o vídeo Arigatou Forever, baixei no meu celular e, sinceramente, essa música ficou tocando no repeat um tempão, e eu ainda não enjoei dela. Mariya Nishiuchi é conhecida principalmente por ser atriz de TV no Japão, não tanto pela sua música.

Vividiva SERVICE (single)
Não tenho ideia de quem são essas pessoas, só sei que elas são o primeiro idol group da DN Entertainment; o vídeo foi postado no canal da DN net, a música não saiu da minha cabeça e nem do meu coração. <3

BoA KISS MY LIPS (LP)
É claro que BoA não tem mais nada o que provar pra sua Indústria. Talvez por isso, seu trabalho tem se mostrado um tanto peculiar vez ou outra de uns anos pra cá (pra mim o primeiro sinal disso foi o excelente EP Only One de 2012 que considero seu lançamento melhor produzido, além de ter Only One e The Shadow escritas pela própria e não por letristas hit makers). A mais bem-sucedida artista solo da Coréia voltou esse ano com Kiss My Lips que acredito ser um marco em sua carreira, não por ser um trabalho que fez com que seu som atingisse um novo nível ou algo do tipo, mas por uma razão mais simples: ela está diretamente ligada a produção de seu comeback ao mercado coreano. Não tinha notado isso até ver os créditos de Kiss My Lips, BoA tem crédito na letra de todas as faixas e, não bastasse isso, ela também tem crédito em toda a produção. Ela está deixando de ser uma idol e começando a ter controle absoluto do que produz. E quando falamos num mercado como o de BoA, isso é realmente algo a se valorizar. A direção do videoclipe da faixa homônima é de seu irmão, Kwon Soon Hwon, o vídeo é visualmente belo, focando unicamente na performance e fazendo com que a atmosfera faça da performance algo mais bonito. A faixa é um synthpop nada escandaloso e um tanto sofisticado. Kiss My Lips não soa como um dos melhores discos de BoA (não chega nem perto), mas entender que agora ela está envolvida na própria produção traz um ar de recomeço a tudo isso. Algo que li numa review de um site estrangeiro (não lembro qual...) e que vale a pena mencionar: “temos de olhar Kiss My Lips como o trabalho de uma artista consagrada ou como o trabalho de uma produtora e letrista em ascensão?” Abaixo você pode conferir também o vídeo de Who Are You? (fofo e singelo) também retirado do álbum.

P.S. BoA lançou em novembro o vídeo de Lookbook, seu retorno ao mercado japonês com single de mesmo nome; o que me deixou na expectativa por um disco no Japão, pois já faz anos que ela não lança um disco japonês (Who’s Back? do ano passado não conta, já que foi mais uma coletânea, né? A única coisa inédita que tinha ali era Fisrt Time). O vídeo de Lookbook logo abaixo, infelizmente somente o PV (Preview Video) foi disponibilizado, como boa parte dos lançamentos da Avex Trax, o vídeo não tá completo no Youtube L.

Taeyeon – I (EP)
Que capa linda!!!
Conheci I, o debut solo de Taeyeon (da Girls Generation), por indicação de uma amiga (bjo Jéssica :*) e me agradou muitíssimo. No vídeo, as cenas na cidade se contrapõem a paisagens lindas da Nova Zelândia. Trata-se de liberdade, seja ela física ou simbólica, duas Taeyeon representam a livre e a não tão livre assim. Como mágica, uma borboleta surge e dá a Taeyeon a coragem que ela precisa pra ser livre, a moça levanta, abandona o emprego que tem na lanchonete do irmão, pega as chaves do carro dele e com um simples “bye”, põe o pé na estrada e vai se encontrar com a parte de si que sempre quis sentir (amor eteeeerno por esse vídeo! <333). Ao contrário do que normalmente acontece com rappers fazendo feat. em músicas pop, a participação do Verbal Jint não me pareceu nem um pouco desnecessária, aliás adoro o feat. dele, dá a música uma abertura perfeita antes de Taeyeon cantar os primeiros versos. O EP é homogêneo composto basicamente de baladas apenas com Stress dando um pouco de peso, mas encerra lindamente com uma versão instrumental de I. Esse EP com certeza vai me fazer esperar pelos futuros lançamentos de Taeyeon.

HyunAA+ (EP)
Um ano após a icônica RED, HyunA volta com seu single mais pretencioso desde então e com A+. Roll Deep (BECAUSE I’M THE BEST) é o carro chefe de seu quarto trabalho solo que já passou por aqui antes. No vídeo a moça está mais ousada do que nunca, tirando uma de Miley Cyrus e numa egotrip sem fim, divertido e sexy (na verdade devasso, né?). HyunA nunca usou tantos figurinos diferentes num vídeo só, perdi até a conta! A Intro (Run&Run) de A+ ganhou um MV (music video) com cenas dos bastidores de sua produção em Los Angeles, além disso o EP conta com uma das faixas maaaais legais que a HyunA já fez, na minha humilde opinião: Ice Ice. A única desvantagem é que, infelizmente, depois de Ice Ice não tem muita coisa aproveitável em A+.


Kyary Pamyu Pamyu CRAZY PARTY NIGHT (single)
Pamyu é provavelmente uma das artistas mais doidas que você vai conhecer (ou conhece). A japonesa consegue, de fato, se traduzir visualmente para sua música. Mas cuidado! Não se deixe levar pelo visual dela, pois isso vai te levar a estereótipos bobos sobre cultura pop japonesa; embora você pense já ter visto algo semelhante em fotos da street fashion do Japão ou, mais especificamente algo sobre a moda de Harajuku, o que diferencia Pamyu Pamyu das demais é a sua música. Seu som consegue ser enjoativamente coerente com sua estética, desconstrói a música como você a conhece e a transforma nessa coisa doce, esquisita e exagerada (que soa irritante para muitos, né?). Acho pouco provável que depois de ouvir um disco ou ao menos ver seus vídeos alguém consiga dizer que já OUVIU um som PARECIDO (pode até não gostar dessa voz irritante intencional que dão pra ela, claro, mas que é algo único, isso é). Além disso ela não é exatamente uma idol, ao menos não em toda totalidade do termo, sua vida pessoal é constantemente exposta em suas redes sociais (idols estão proibidos de ter casos amorosos públicos, a não ser que tais relações façam parte do que supõe a produtora) e ela não age por meio da persona de seus vídeos, ou seja, ela até acaba sendo bem safadinha em certas postagens, o que vai contra esse kawaii doce de seus trabalhos. Por conta da peculiaridade de sua música, Pamyu Pamyu ainda é um ato de nicho fora do Japão; ela na verdade não é uma cantora, e sim uma artista, e seus trabalhos estão diretamente ligados a estética, seus vídeos são como prévias de seus discos e sem a referência visual dos MVs, ouvi-la torna-se uma atividade inexpressiva (não é o tipo de coisa que dá pra baixar e ouvir só pela música porquê tudo soa como uma bagunça sonora super tosca). Em Agosto desse ano a moça lançou o single de Crazy Party Night colorido, estranho, na vibe do Halloween e uma das minhas coisas favoritas do ano (achei um tanto básico comparado a suas loucuras anteriores).

Red Velvet
ICE CREAM CAKE (EP)
As meninas do Red Velvet embora tenham pouco tempo de carreira, já são bastante conhecidas entre os fãs de KPOP, alguns poucos vídeos lançados já causaram murmúrio entre o público que consome esse tipo de som. A girl band tinha apenas 4 integrantes e sabe-se lá porque a SM decidiu tascar no meio delas mais uma do nada. Como já falado aqui no Expresso antes, o mercado dessas moças é do tipo que não perde tempo, então seu primeiro EP, Ice Cream Cake, foi lançado em 2015 e ainda no mesmo ano lançaram seu primeiro LP. Tem algo muito intrigante nelas: o trabalho tem um contraste gritante, parece que elas assumem personas meio que opostas. Em certos singles elas são superdivertidas enquanto em outros parecem o extremo oposto disso (isso se reflete nas músicas desse EP). A primeira vista achei falta de foco da SM, mas vá saber quê que tão fazendo com elas... Os vídeos mais animados delas – Ice Cream Cake ou Happiness (seu debut) – por exemplo, podem ser curtidos por qualquer um que goste de música pop, não há nada de fenomenal em seu som: é música pop boa pra curtir sem compromisso e sem ser levada a sério <3. Agora quanto ao EP como um todo, só quem gosta delas mesmo pra se acostumar com a incoerência sonora (proposital, ao que tudo indica). O EP começa com a faixa título e segue com midtempos que nada tem a ver com a vibe que a deliciosa Ice Cream Cake propõe. A despeito disso, Ice Cream Cake foi uma das músicas que mais ouvi esse ano. Segue os dois vídeos do EP (o da faixa título e o de Automatic).


THE RED (LP)

Não satisfeitos com o EP de debut do Red Velvet lançado em Março, a SM lança em Setembro o primeiro LP das moças que, por um acaso, é muito bom! Um álbum consistente, com faixas que casam muito bem num pacote, além de ser um disco pop super divertido e enxuto (10 músicas distribuídas em meia horinha de duração!). Não bastasse isso, The Red conseguiu o mérito de estabelecer a identidade visual do grupo. As meninas como cópias uma da outra já estavam sendo trabalhadas em Ice Cream Cake, mas em The Red isso foi aprimorado; o vídeo do único single do álbum, Dumb Dumb, usa elementos que tornam sua estética muito criativa e ao mesmo tempo alternativa. As cópias estão ainda mais legais e o grupo parece se destacar diante das trocentas girl bands coreanas por conta desse visual já que, sonoramente, elas ainda soam um tanto genéricas. A consolidação da identidade visual do grupo que The Red trouxe com certeza vai garantir a essas moças ainda mais atenção do público. Logo abaixo, o vídeo de Dumd Dumb. O vídeo é muito legal mesmo.<3
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