Listas | 5 Road Movies

By | 13:38:00 Leave a Comment


 Road Movies são filmes que tem sua trama ambientada durante uma viagem por terra; é o momento em que acompanhamos a história de um personagem (ou mais de um) que, por alguma razão, decide pôr o pé na estrada. A história é contada enquanto seus protagonistas vão se locomovendo de um lugar a outro; a mudança de ares, geralmente, resulta na mudança interior deles. Nessa lista, 5 Road Movies pra quem gosta desse tipo de Cinema ou mesmo pra quem ainda não conhece muito e está interessado.

5. Thelma e Louise (1991)
Título original: Thelma & Louise
 Dirigido por Ridley Scott, o título é uma produção da MGM. Thelma (Geena Davis), casada com um marido controlador, põe o pé na estrada ao lado de sua amiga Louise (Susan Saradon), sem dar satisfações. Rumo ao México, as duas acabam virando procuradas da Polícia quase que acidentalmente. A aventura traz maior autoconhecimento para as duas e ao mesmo tempo fortalece seus laços de amizade. Imprevisibilidades são o ponto alto deste divertido road movie; drama e comédia na medida certa e uma pitada de ação fazem de Thelma & Louise um filme delicioso.

4. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)
Título original: Cinema, Aspirinas e Urubus
 Filme brasileiro dirigido por Marcelo Gomes. Nos anos 40, o alemão Johann (Peter Ketnath), fugido da Segunda Guerra, veio para o Nordeste trabalhar vendendo aspirinas nas cidades do interior. Durante a venda dos produtos, Johann costuma mostrar um vídeo sobre as aspirinas para seus compradores, os vídeos são exibidos em um projetor (o que transforma cada momento de divulgação em um pequeno cinema). Em sua viagem de caminhão, ele conhece Ranulpho (João Miguel), um retirante que está tentando chegar ao Rio de Janeiro. Esse encontro acaba mudando a vida dos dois.

3. Transamérica (2005)
Título original: Transamerica
 Produção americana dirigida por Duncan Tucker. Bree (Felicity Huffman) é uma transexual em processo de alteração de sexo. No entanto, pouco tempo antes do procedimento cirúrgico, ela recebe uma ligação de Nova York informando-a da existência de um filho seu e que o mesmo encontra-se detido em um reformatório. A descoberta de um filho acaba com seus planos, pois sua psicóloga não pretende conceder a autorização para a cirurgia até que Bree resolva essa situação. Bree viaja para encontrar o filho nos levando a um tocante enredo ambientado nas estradas que ligam Nova York ao estado da Califórnia.

2. Alice nas Cidades (1973)
Título original: Alice in den Städten
 Com direção de Wim Wenders, Alice nas Cidades é um filme alemão que representa a primeira parte da Trilogia de road movies de Wenders. Em preto e branco, o filme nos apresenta o escritor alemão Philip Winter que tem de fazer um artigo sobre os Estados Unidos, onde está. No entanto, ele parece mais interessado em fotografar os lugares ao invés de escrever sobre eles. Quando decide voltar para a Alemanha, encontra uma mulher alemã na companhia de sua filha, Alice. Uma eventualidade acaba fazendo de Philip o responsável pela criança que agora tem de ser levada em segurança de volta a um cenário familiar. Esse é um filme muito importante na carreira do diretor e, particularmente o considero importante por ter influenciado um dos mais notórios cineastas brasileiros: Walter Salles. Em entrevista, o próprio Walter já declarou que Alice nas Cidades foi o que despertou nele a vontade de fazer Cinema.

1. Central do Brasil (1998)
Título original: Central do Brasil
 França e Brasil foram os responsáveis pela produção do road movie que rendeu a Fernanda Montenegro uma indicação ao Oscar. Dirigido por Walter Salles, Central do Brasil é, muito provavelmente, o filme brasileiro mais aclamado no mundo: dentre os prêmios mais importantes estão o Urso de Ouro de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim e o Globo de Ouro de Melhor filme estrangeiro. No roteiro, uma série de eventos nos levam a acompanhar a emocionante relação de amizade entre a senhora ranzinza Dora (Montenegro) e o garoto Josué (Vinícius de Oliveira) durante uma viagem pelo Brasil. Influenciadíssimo por Alice nas Cidades (1973) do alemão Wim Wenders, Walter Salles traz um filme singelo, cru e poético; um dos mais tocantes que já vi; consegue te levar as lágrimas sem ser apelativo, e não é nem um pouco adepto de sentimentalismo barato.
P.S. Walter Salles dirigiu o também road movie Na Estrada (On The Road, 2012) que conta com Kirsten Stewart no elenco.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários

0 comentários: