Mentes genias e fotos pertubadoras em preto e branco

By | 11:18:00 Leave a Comment
É uma tarefa muito difícil escolher apenas alguns nomes para compor um artigo de tamanha importância entre os apaixonados por fotografias em preto e branco. Entre as centenas de fotógrafos geniais que tem o nome registrado na história do mundo da fotografia, digamos que foi escolhido alguns que possa atiçar o seu gosto ou sua curiosidade sobre tais fotógrafos. E é claro, que sua opinião tem uma gigantesca importância para esse artigo. Então, se você achou que falta alguém na lista, diga o nome do fotógrafo nos comentários. Beleza? Então, vamos lá.


Elliott Erwitt de Paris, 26 de julho do ano de 1928 é um publicitário e claro, fotografo documental conhecido por suas fotos "maravilhosas e divertidas" preto e branco cheias de #Ironia e situações pra lá de absurdas.

Erwitt estudou fotografia e cinema na "Los Angeles City College" e na "New School for Social Research" terminando a sua formação nos anos 50. No mesmo ano, trabalhou como fotógrafo para o exército americano. E teve como influência os fotógrafos "Edward Steichen, Robert Capa e Roy Stryker".







Começou sua carreira como fotógrafo freelancer e fez trabalhos para as revistas Collier’sLookLife e Holiday. Juntou-se à agência Magnum Photos em 1953, o que lhe permitiu fotografar por todo o mundo. Desde 1970, ele dedicou grande parte de sua energia na direção de filmes. Seus longas-metragenscomerciais de televisão e documentários incluem Arthur Penn: The Director (1970), Beauty Knows No Pain (1971), RedWhite and Bluegrass (1973) e o premiado Glassmakers of Herat (1977). (Fonte: Wikipédia). 

fotografias desse fera aqui.

Jerry Uelsman




Famoso por seu trabalho surreal, Uelsmann nasceu em 1934 e se encantou pela fotografia ainda jovem. Dedicou-se as tecnicas fundamentais da pratica ainda no ensino médio, dando continuidade á formação no "Rochester Institute of Technology", onde trabalhou com Minor White e Ralph Hattershey. Décadas  distante das tecnicas de edição de imagens modernas, revolucionou com suas manipulações e foi desaprovado por diversos fotografos da época. Através da combinação de vários negativos, criava imagens unificadas de cenarios impossiveis, mas harmoniosos, subvertendo as expectativas que se costumava ter em relação à fotografia.






Palavras do proprio, ele define sua obra basicamente a fotomontagem, mas sem corte ou colagem, com a imagem final projetada diretamente no papel fotográfico. Até hoje, Uelsmann prefere o Laboratório químico ao Photoshop.


Sally Mann

Sally Mann é nome artístico de Sally Turner Manger. Tornou-se fotógrafa por graduação pela The Putney School, seguindo seus estudos pela Faculdade de Bennington, onde concluiu seu mestrado em Escrita. É polêmica por retratar nus de sua família, especialmente dos filhos.

O início de sua carreira artística tem início na década de 80, quando decidiu fotografar seus três filhos Emmet, Virginia e Jessie, objetivando registrar o crescimento e o desenvolvimento. Suas imagens trazem situações cotidianas encarnadas e representadas pelas crianças, que se tornam seus modelos durante todo o tempo. “Algumas cenas são comuns, testemunhadas por qualquer mãe e dona de casa. Outras são visualizadas previamente, fantasiadas e interpretadas.” – revela. “É uma história complicada e exige que se assumam grandes temas: raiva, amor, morte, sensualidade e beleza. Mas nós dizemos tudo sem medo nem vergonha.

W. Eugene Smith


É um fotógrafo norte-americano que ficou conhecido como um dos mais representativos fotojornalistas da "fotografia humanista". Smith promoveu, com suas fotografias, a realidade em situações críticas, resgatando o drama humano sem concessões e desenvolvendo a série "A vida como ela é!"

No ano de 1952, publicou na revista LIFE a sua mais famosa série: Aldeia Espanhola. Na reportagem, mostrava a rotina de uma vila espanhola deleitosa durante a ditadura de Franco. Foi apresentada na reportagem a pobreza e precariedade do povo do interior, que sofria com o descaso do governo. Essa reportagem teve uma repercussão sem tamanho pelo destaque que a LIFE lhe deu.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Smith registrou a mítica Batalha de Iwo Jima, cobrindo a ofensiva norte-americana no Japão. O que chama atenção em suas imagens é a proximidade que ele teve em registrar o horror. Porém, o fotógrafo pagou um preço alto pela coragem de registrar esse lado da guerra: sofreu um grave ferimento que o fez passar por mais de trinta cirurgias.

Sebastião Salgado


O nosso representante brasileiro, o fantastico Sebastião Salgado nasceu na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Ele é o único filho do sexo masculino, entre nove irmãs.. Famoso por registrar a fraqueza humana, referente ao tratamento uns com outros, a relação com a natureza e por fim, o poder da renovação que existe dentro de cada um de nós.

Sebastião descobre no trabalho fotográfico a melhor forma de enfrentar os acontecimentos planetários, principalmente em seus aspectos econômicos. É seguindo por este caminho que ele se transforma em um dos principais e mais venerados fotógrafos da atualidade, no campo do fotojornalismo. Desde os primeiros momentos ele se dedicou a retratar os excluídos, os que se encontram à margem da sociedade.



Adepto das fotos em branco-e-preto, voltou para Paris, em 1973, aí dando início à sua trajetória nesta nova profissão. Seus primeiros trabalhos foram realizados como ‘free lance’, abordando desde o clima seco no perímetro africano de Sahel de Níger, a imigrantes assalariados europeus. Sebastião passou pelas principais agências fotográficas da Europa – a Gamma, em 1974, registrando imagens sobre a Revolução dos Cravos, em Portugal; a Sygma, de 1975 a 1979, através da qual ele transitou por mais de vinte países, fazendo a cobertura dos mais variados acontecimentos; a Magnum Photos, em 1979, cooperativa instituída por Robert Capa e Henri Cartier-Bresson, entre outros fotógrafos, na qual realizou a fantástica sequência de fotos documentais sobre camponeses latino-americanos, durante sete anos. Este registro deu origem ao seu primeiro livro, Outras Américas, lançado em 1986.




Fique por dentro do trabalho no seu portfolio oficial aqui. O artigo está ficando por aqui, mas você pode continuar citando outras mentes geniais, ou mentes bizarras, ou talvez só um fotógrado brilhante dessa tematica tão sombria e cheia de historias que são as fotos em preto e branco.


Take me to church @blackjamesblando

Vamos fazer uma coisa ainda mais divertida, se você, assim como eu, que se arrisca em fotografias em preto e branco com essa temática misteriosa, mande sua foto aqui nos comentários, que as melhores serão postada na nossa pagina no facebook. Se ainda não curte a pagina, clique aqui

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários

0 comentários: