Carmen Miranda foi a primeira latina a
ter uma estrela na Calçada da Fama, fez um total de 14 filmes em Hollywood e
segue sendo até os dias de hoje a brasileira com maior reconhecimento no mundo.
Seu sotaque carregado (que na verdade era puro marketing) e seu estilo exótico para o público americano fizeram
dela uma ótima aposta para os musicais característicos da Hollywood Golden Age e da Broadway entre as décadas de 30, 40 e 50.
A mídia da época foi responsável por manipular sua imagem transformando-a em um
tipo de estereótipo da mulher latina, imagem contra a qual Carmen tentou lutar,
sem muito sucesso.
De certa forma, Carmen também
representou um tipo de ponte entre Brasil e Estados Unidos em uma época em que
o Tio Sam expandia sua economia pelos países de Terceiro Mundo. Ambos os
governos (Brasil e EUA) usaram sua imagem em proveito próprio. A Pequena
Notável é considerada a precursora do Tropicalismo, e a despeito dos
estereótipos que enfrentou durante sua carreira, suas performances
extravagantes foram sua marca registrada e seu talento ajudou a popularizar a
música brasileira. Carmen, além de ser símbolo da cultura brasileira, também é
referência e símbolo do Cinema Clássico de Hollywood, pois seus números nos
vários musicais que estrelou foram e são únicos. Já dizia Rita Lee, “com tanto
brasileiro por aí metido a bamba, sucesso no estrangeiro ainda é Carmen Miranda!”.
3. Copacabana (1947)
Título
original: Copacabana
Lionel
Deveraux dirige o clube Copacabana ao lado de sua estrela principal Carmem
Navarro (Carmen Miranda) e ambos estão em busca de financiamento. Para
conseguir investimentos de um influente empresário, Carmen acaba fingindo ser
Madame Fifi, famosa performer francesa. A farsa ocorre devido ao fato de o
empresário sugerir que o clube tenha duas estrelas principais. Tico Tico no Fubá é o primeiro número de
Carmen no filme Copacabana.
2. Uma Noite no Rio
(1941)
Título
original: That Night in Rio
Carmen
(Carmen Miranda) é a ciumenta namorada de Larry Martin (Don Ameche), os dois
são estrelas do show bis. Em uma certa noite, o milionário Barão Manuel Duarte
ao lado da Baronesa (Alice Faye) faz uma visita ao clube, é quando percebemos
que Larry e o Barão são idênticos. Uma tramoia onde os papeis de ambos são
trocados é o que sustenta o roteiro dessa deliciosa comédia musical. O filme
abre com a performance de Tchicabum!
1. Entre a Loura e a
Morena (1943)
Título original: The Gang’s All Here Edie Allen (Alice Faye) conhece
o soldado Andy Mason (James Ellison) na casa noturna Club New Yorker. Mas
Andy precisa partir para uma missão de Guerra tendo de despedir-se. Os
problemas começam a surgir quando Eddie e sua amiga Dorita (Carmen Miranda)
descobrem que o moço já e comprometido. The
Lady in the Tutti Frutti Hat é a performance gigantesca que abre Entre a Loura e a Morena, na época, o apimentado
número surrealista causou muita polêmica.