O Cinema de Carmen Miranda em 3 Performances

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Carmen Miranda foi a primeira latina a ter uma estrela na Calçada da Fama, fez um total de 14 filmes em Hollywood e segue sendo até os dias de hoje a brasileira com maior reconhecimento no mundo. Seu sotaque carregado (que na verdade era puro marketing) e seu estilo exótico para o público americano fizeram dela uma ótima aposta para os musicais característicos da Hollywood Golden Age e da Broadway entre as décadas de 30, 40 e 50. A mídia da época foi responsável por manipular sua imagem transformando-a em um tipo de estereótipo da mulher latina, imagem contra a qual Carmen tentou lutar, sem muito sucesso.
De certa forma, Carmen também representou um tipo de ponte entre Brasil e Estados Unidos em uma época em que o Tio Sam expandia sua economia pelos países de Terceiro Mundo. Ambos os governos (Brasil e EUA) usaram sua imagem em proveito próprio. A Pequena Notável é considerada a precursora do Tropicalismo, e a despeito dos estereótipos que enfrentou durante sua carreira, suas performances extravagantes foram sua marca registrada e seu talento ajudou a popularizar a música brasileira. Carmen, além de ser símbolo da cultura brasileira, também é referência e símbolo do Cinema Clássico de Hollywood, pois seus números nos vários musicais que estrelou foram e são únicos. Já dizia Rita Lee, “com tanto brasileiro por aí metido a bamba, sucesso no estrangeiro ainda é Carmen Miranda!”.

3. Copacabana (1947)
Título original: Copacabana
Lionel Deveraux dirige o clube Copacabana ao lado de sua estrela principal Carmem Navarro (Carmen Miranda) e ambos estão em busca de financiamento. Para conseguir investimentos de um influente empresário, Carmen acaba fingindo ser Madame Fifi, famosa performer francesa. A farsa ocorre devido ao fato de o empresário sugerir que o clube tenha duas estrelas principais. Tico Tico no Fubá é o primeiro número de Carmen no filme Copacabana.

2. Uma Noite no Rio (1941)
Título original: That Night in Rio
Carmen (Carmen Miranda) é a ciumenta namorada de Larry Martin (Don Ameche), os dois são estrelas do show bis. Em uma certa noite, o milionário Barão Manuel Duarte ao lado da Baronesa (Alice Faye) faz uma visita ao clube, é quando percebemos que Larry e o Barão são idênticos. Uma tramoia onde os papeis de ambos são trocados é o que sustenta o roteiro dessa deliciosa comédia musical. O filme abre com a performance de Tchicabum!

1. Entre a Loura e a Morena (1943)
Título original: The Gang’s All Here Edie Allen (Alice Faye) conhece o soldado Andy Mason (James Ellison) na casa noturna Club New Yorker. Mas Andy precisa partir para uma missão de Guerra tendo de despedir-se. Os problemas começam a surgir quando Eddie e sua amiga Dorita (Carmen Miranda) descobrem que o moço já e comprometido. The Lady in the Tutti Frutti Hat é a performance gigantesca que abre Entre a Loura e a Morena, na época, o apimentado número surrealista causou muita polêmica.
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