Listas | 3 Ótimos Curtas-metragens brasileiros para ver no Youtube

By | 06:07:00 Leave a Comment
Não sei se você sabe, mas quando se trata de Cinema Brasileiro, o Youtube é um ótimo recurso, sério. Ok, ok, lá tem muita coisa, eu e você sabemos disso, as possiblidades são imensas e não dá pra saber por onde começar, esse é o maior problema; chegar na frente do computador, acessar o Youtube e pensar “ok, vou procurar um ótimo filme pra ver”. Isso é um tanto vago. Se você é do tipo que gosta de Cinema, mas lamenta por não ter muito tempo disponível (entendo o que é isso, acredite), aqui vai uma listinha com alguns excelentes curtas-metragens brasileiros que dá pra ver rapidinho no Youtube (e aqui no #ExpressoLunático também).

3. Noite Fria (2008)
Direção: Felipe Adami
Trabalho de estreia do jovem diretor Felipe Adami. Além disso, ele também atua no curta. Mariá (Paola Oliveira), Andrea (Felipe Adami) e Christian (Eduardo Pelizzari) são amigos que dividem o mesmo apartamento e vivem de prostituição. A relação de ambos é abalada quando Andrea diz que está indo embora. Pouquíssimos diálogos dão lugar a incrível atuação do elenco, fica evidente que muita coisa está passando na cabeça dessas personagens. O silêncio do cenário noturno imbui a trama de mistério, nos deixando curiosos para saber mais sobre eles. O que fica é uma grande incógnita: algo sério acontece, mas as razões do ocorrido não são mostradas o que deixa o espectador com um leque de possibilidades nas mãos.

2. Ilha das Flores (1989)
Direção: Jorge Furtado
Acho que todo mundo que gosta de Cinema tem aquela listinha de filmes que considera obrigatórios, sabe? Aquele “Meu Deus! Que filme maravilhoso! Não dá pra morrer sem ter visto isso!”. Pois é, o curta-metragem brasileiríssimo Ilha das Flores de Jorge Furtado está nessa minha lista; principalmente por conseguir, em pouquíssimo tempo, fazer um panorama das relações sociais, ou melhor, das consequências das relações sociais pertencentes ao sistema vigente em nossa sociedade. De um jeito simples, direto e um tanto irônico, o filme coloca o dedo na ferida e nos faz refletir muito. Não vou falar nada sobre o roteiro e a forma, apenas aperte play.

1. Depois de Tudo (2008)
Direção: Rafael Saar
Rafael Saar nos apresenta um dia na vida de um casal de idosos interpretados por Nildo Parente e Ney Matogrosso. Poético e simbólico, mas muito real, o filme retrata os dois amantes, que possuem uma relação atípica que somente entendemos na cena final, de uma forma singela e ao mesmo tempo perspicaz apelando para a atenção de quem assiste. As tomadas falam pelas personagens, com a câmera captando aspectos específicos, percebemos uma relação de amor cristalizada e muito bem resolvida. Ao mesmo tempo, descobrimos, por meio dos símbolos usados pelo diretor (uma planta, por exemplo), que a relação não permaneceu firme por acaso, houve o cuidado, a dedicação. A história dos dois está explícita nas marcas de suas rugas que são acariciadas com tanto afeto e recebem atenção especial da câmera em um dado momento. Além disso, não podemos ignorar o momento mais íntimo deles dois, que, apenas ao ser retratado, faz desse título algo audacioso, não apenas pela ótica da homossexualidade, mas principalmente por retratar a estigmatizada terceira idade. É um tanto cruel achar que alguém não pode ter afeto, amor, carinho e sexo apenas por ser idoso e não agradar visualmente uma juventude que sente-se incomodada/constrangida por alguém que consegue ser mais do que os preconceitos supõem. Um filme sobre o amor, sobre um amor que resistiu até o fim.

P.S. O Youtube tem sim ótimos títulos, nacionais e internacionais, já mencionei aqui antes, por exemplo, a filmografia do diretor soviético Serguei Eisenstein e o único filme da Leontine Sagan, tá tudo lá. Tem muita coisa do Chaplin, da Lilian Gish, tem A Sorridente Madame Beudet (1922), Viagem à Lua (1902) – e até a versão em cores dele! –, as primeiras produções de Alice no País das Maravilhas e de Frankenstein, tem algumas coisas do Glauber Rocha e um bocado de filme brasileiro antigo que não recebe a devida atenção (a prova disso é o número de acessos de muitos desses filmes) como a Trilogia da Paixão – Porto das Caixas (1962), A Casa Assassinada (1970) e O Viajante (1998) – do Paulo César Saraceni, enfim... 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários

0 comentários: