Mulheres que fazem Cinema | LEONTINE SAGAN

By | 07:08:00 2 comments
          De nacionalidade Húngara e Austríaca, Leontine Sagan foi uma diretora de teatro e também atriz. Enquanto cineasta, dirigiu apenas três filmes, dois deles, infelizmente foram perdidos. Seus trabalhos eram centrados em mulheres, frequentemente com uma abordagem erótica. Mädchen in Uniform (1931), sua estreia na direção, está entre os primeiros filmes a sugerir temas lésbicos na história do Cinema. Posteriormente dirigiu os perdidos Men of Tomorrow (1932) e Gaiety George (1946), o que se sabe deles é apenas um pouco sobre o roteiro. O primeiro retrata a vida de um jovem universitário de Oxford e o segundo é uma biografia de George Edwardes, um produtor irlandês.
Manuela e a Professora von Bernburg
          Mädchen in Uniform (1931) é sua obra mais notável. Possuindo um elenco exclusivamente feminino, o filme é ambientado numa escola para garotas e apresenta-nos a jovem Manuela de apenas 14 anos de idade que tem uma queda por Fräulein von Bernburg, sua professora. Essa paixonite passa a ser responsável pelo mal desempenho da garota em sala de aula. Nesse trabalho podemos observar a exploração de pressões físicas e emocionais causadas por uma gestora escolar. Baseado na peça de Christa Winsloe, o filme é um sobrevivente, foi censurado na Alemanha de Hitler por ser considerado “decadente”, além disso, seu roteiro ataca diretamente o militarismo. Permaneceu censurado até a década de 1970. Sua censura nos EUA é comumente atribuída a Eleanor Roosevelt, tendo seu lançamento com legendas em inglês na terra do Tio Sam no ano de 1994 e no Reino Unido em 2000.
        Leontine Sagan foi uma influente diretora (principalmente nos festivais femininos de Cinema décadas depois de seu lançamento) que não temia ir contra as convenções da Indústria da Sétima Arte. Expressava sua postura anti-autoritarista para fomentar discussões sobre temas polêmicos em suas obras. Não apenas abriu portas para mulheres cineastas, mas também ajudou a gerar condições para a exposição e aceitação da homossexualidade em filmes.
P.S. Seu único filme sobrevivente (Mädchen in Uniform, 1931) está disponível no Youtube com legendas em inglês.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. já assisti no Youtube esse filme da Leontine o "Madchen In Uniform"!!! gostei de ter sabido mais um pouco dessa Diretora inovadora e que gerou polêmica com esse filme que tem uma abordagem lésbica e politica! Marcos Punch

    ResponderExcluir