Listas | 5 Filmes para ver... e também OUVIR

By | 14:50:00 Leave a Comment
 
     É claro que em uma lista sempre faltarão títulos por uma razão ou outra, mas o importante aqui é notar o quão maravilhoso é ver a combinação perfeita dessas duas formas de arte (que amo tanto), o Cinema e a Música. Os filmes que aqui serão listados, além de me cativarem com suas histórias e/ou personagens que ganharam minha simpatia, são uma combinação deliciosa de imagem, som e emoção. Tomei certo cuidado no momento da seleção dessa lista para que não fosse homogênea, nela vocês encontrarão grandes produções hollywoodianas, algumas mais singelas e filmes de arte. No finalzinho de cada título, há um vídeo tirado do filme em questão com uma das faixas da trilha, apenas um aperitivo do álbum completo. Então, aos que quiserem aventurar-se no universo que cada um desses diretores criou, apenas digo: assistam/ouçam de coração aberto e divirtam-se.

5. Balada de Um Homem Comum (2013)
Título original: Inside Llewyn Davis
Comédia dramática americana dirigida por Joel e Ethan Cohen. Ambientado no comecinho dos anos 60 e estrelado por Oscar Isaac, o filme acompanha uma semana da vida de Llewyn Davis, um cantor folk na busca do sucesso enquanto tenta colocar sua vida em ordem. Justin Timberlake também está no elenco. O protagonista frequenta um bar de música ao vivo, então é comum durante a trama, vermos algumas performances; a primeira é de Hang Me, Oh Hang Me e é minha favorita. Bob Dylan interpretando Farewell está entre os destaques do álbum da trilha sonora. Pra quem gosta de música folk (como eu), vai gostar muito da trilha de Inside Llewyn Davis. Uma curiosidade é que a maior parte das músicas do filme foi cantada e gravada ao vivo.

4.  Alice no País das Maravilhas (2010)
Título original: Alice in Wonderland
Inspirado no universo da obra de Lewis Carroll, o blockbuster Alice no País das Maravilhas tornou o diretor Tim Burton ainda mais popular. Nele, temos uma Alice crescida que precisa trazer de volta a paz ao País das Maravilhas. A profecia que dá este poder a Alice na trama de Burton retoma o poema JABBERWOCKY de Carroll e a ilustração que John Tenniel fez para o poema e que fazem parte de Though The Looking Glass (1871). A trilha sonora do filme trata-se de Almost Alice, um álbum conceitual com composições feitas a partir de trechos do texto original de Carroll. Além disso, poemas como The Lobster Quadrille foram musicados. O disco é juvenil contendo músicas pop como Alice (Avril Lavigne), Follow Me Down... (3OH!3) e Tea Party (Kerli).

3. O Círculo Quebrado (2012)
Título original: The Broken Circle Breakdown
Produção belga dirigida por Felix van Groening. O roteiro leva-nos a história de amor entre Didier (Johan Heldenberg) e Elise (Veerle Baetens), que têm suas vidas ligadas graças a paixão que ambos sentem pela música, em contraste ao drama causado pelo câncer de sua filha. É baseado em uma peça escrita pelo próprio Heldenberg, que interpreta o protagonista. Assim como o primeiro título dessa lista, o filme é repleto de performances musicais, Veerle além de ser atriz, também é cantora e dá um toque todo especial aos vocais da banda do filme. A trilha sonora de O Círculo Quebrado é composta basicamente por música folclórica de raíz e uma pegada bem forte de música country.

2. Amores Imaginários (2010)
Título original: Les Amours Imaginaires
Dirigido por Xavier Dolan (um dos meus diretores favoritos!), o canadense Amores Imaginários coloca-nos em meio a relação de dois amigos que se apaixonam pela mesma pessoa.  A trilha não é homogênea e percorre do moderno ao clássico, faixas em inglês, francês e italiano. Dolan dá um tratamento especial para trilhas sonoras de Amores Imaginários: alguns takes longos e em câmera lenta tornam-se videoclipes incríveis durante a trama. Na verdade, a trilha sonora é sempre algo excepcional quando falamos de Xavier Dolan como diretor, seu trabalho é algo que indico a qualquer um que queira conhecer essa nova geração de cineastas. Vocês podem conferir meu texto sobre este filme aqui.

1. Amantes Eternos (2013)
Título original: Only Lovers Left Alive
Dirigido por Jim Jarmusch, o art movie Amantes Eternos é uma produção alemã e também britânica. Um dos filmes de vampiro mais legais que conheço e já entrou nos meus favoritos do gênero. Estrelado pela nada menos que impecável Tilda Swinton e por Tom Hiddleston, um dos atores vivos que mais gosto, a trama romântica e melancólica gira em torno da vida do vampiro Adam (Hiddleston) e de sua esposa vampira Eve (Swinton). A trilha original é feita por Jozef Van Wissem & SQÜRL, com clima sombrio e bastante world music. Canções que não foram feitas exclusivamente para o filme, mas que fazem parte da trilha incluem música country, rock, blues e rockabilly; SQÜRL fez um trabalho todo especial em Funnel of Love da Wanda Jackson (minha vovó favorita da música <3).

MENÇÃO HONROSA
Kill Bill Vol. 1 & Vol. 2 (2003-2004)
Título original: Kill Bill Vol. 1 & Vol. 2
Eu não ficaria bem com minha própria consciência se não citasse Kill Bill em uma conversa sobre filmes com boas trilhas sonoras, então dedico a ele essa menção honrosa. Uma obra prima de Quentin Tarantino dividida em dois filmes; único de seus trabalhos que realmente me agrada, questão de preferência mesmo. Em Kill Bill, Uma Thurman faz o papel da assassina de elite The Bride, que após acordar de um coma que durou 4 anos, busca vingança.  Um filme de ação realmente fantástico, não é genérico; surge como um tipo de celebração dos clássicos filmes de bang bang e das produções orientais de kung fu e samurais; particularmente, acho um título obrigatório na lista de qualquer um que aprecie Cinema. Ainda me pergunto: já fizeram algum filme de ação realmente bom desde Kill Bill? Prosseguindo... Tão bom quanto o filme, é sua trilha sonora (e falo de ambos os volumes) que é muito coerente com a trama, retomam o ambiente de faroeste e o clima oriental; nomes como Johnny Cash e Charlie Feathers estão presentes. A flauta de Zamfir retoma o clima épico do oriente e a presença de Meiko Kaji faz referência imediata ao seu papel no filme japonês Lady Snowblood de 1973; sua voz poética é simplesmente de tirar o fôlego. Abaixo, o tema principal do filme, Bang Bang, cantado por Nancy Sinatra.
E então, quem você colocaria em uma lista como essa?
P.S. Baixe o torrent desses filmes aqui.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários

0 comentários: