This is Halloween

By | 19:59:00 4 comments


E nessa semana obscura que cai sobre nós, conhecido por todos por Dia das Bruxas ou simplesmente Halloween, Queen V e eu "AutorCpop" decidimos estrear o mais novo bloco do CPOP com o TOP Three de Personalidades fortes do mundo sombrio da literatura! E Só para esclarecer, são nossos preferidos também! =) E ainda temos uma música especialmente para essa data sombria lá no final. A dica é, leia o post ouvindo a música disponível para baixar!


3. Edgar Allan Poe 

Poe foi um poeta norte-americano, autor do poema "O Corvo" por onde ficou super famoso. Escreveu contos sobre mistério, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura. Foi filho de atores, mas não durou muito. Perdeu os pais. Com o tempo foi adotado por uma familia de Virgínia,teve toda uma boa educação, mas também ficou com órfão de mãe. Com o tempo perdeu contato com o pai que se envolveu com uma nova mulher "literalmente nova, jovelzinha, ninfeta, piripiri". Enfim, Poe logo perdeu o direito aos bens. 


Poe namorou, se apaixonou e casou com a estranha bela Virginia Clemm, mas com a sua morte, Poe se entrega por completo ao alcoolismo. 


Os poemas e contos de Poe eram destaque nos EUA, principalmente pelo O Corvo de 1845. Mas ouve outros destaques como Annabel Lee de 1849 e uma coleção de contos que influenciaram varias gerações de escritores de livres de terror e suspense, que se chama Historias Extraordinárias de 1837. 

2. Neil Gaiman 
Autor de romances e quadrinhos, Gaiman adotou o jornalismo como meio de fazer conexões que ele esperava o ajudassem a ser publicado mais tarde, então começou entrevistando pessoas e escrevendo crítica literária



E sabem o por que o Gaiman começou nos jornais? Por que ele foi rejeitado por muitos editores no inicio pela sua loucura! Neil era muito amigo de outro famoso roteirista Alan Moore, lembrando gente, eles se conheceram quando ambos ainda estavam esperando pela fama, e foi por ele que Gaiman começou a escrever quadrinhos.
E sobre suas mais famosas obras de terror, temos O Livro do Cemitério, que conta uma história bem original, sombria, e ao mesmo tempo leve, sobre uma criança que é criada por fantasmas em um cemitério. O livro começa com o bebê tendo sua família biológica assassinada, e refugiando-se em um cemitério, próximo a sua casa, onde os fantasmas decidem adotá-lo. 


E outra que eu particularmente li, assistir e até trabalhei com ele, Coraline, que deu origem à animação Coraline e o mundo secreto. O livro conta a história de uma menina que encontra uma realidade alternativa que parece incrível, mas acaba não sendo tão legal assim depois que ela a conhece melhor. Aliás, acaba virando um mundo bem sombrio. É considerado um livro de fantasia infanto-juvenil, mas que provavelmente deve ser mais indicado a adultos até, por ter elementos um pouco assustadores para crianças e adolescentes, como, por exemplo, o fato de que botões nunca mais serão vistos com os mesmos olhos depois desse livro.

1. Tim Burton

E em primeiríssimo lugar, nada menos do que meu tio Tim Burton, que acredito que todos o conheçam, mas para dar uma relembrada, ele é aquele cineastra norte-amaricando que sempre trabalha com Johnny Depp e sua mulher Helena Bonham Carter (sim,a Bellatrix Lestrange de Harry Potter, amooo). 


Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, participava de um grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S) e fugia da realidade do cotidiano lendo livros sombrios de Edgar Allan Poe e assistindo a filmes de terror de baixo-orçamento, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor. Isso mesmo!

 Burton tem muitos trabalhos incríveis, mas podemos destacar aqueles que marcou toda uma geração de fãs desse mundo preto e branco de Tim. Vincent de 1982, Beetlejuice "Os fantasmas se divertem" de 1988, Batman de 1989, Edward, Mãos de Tesoura de 1990, O Estranho Mundo de Jack de 1993, Ed wood, Marte Ataca, A lenda do cavaleiro sem cabeça, Planeta dos macacos, A fantástica Fabrica de Chocolate, Frankenweenie, A Noiva Cadáver, Sombras da Noite, Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros,  Oh God são tipo, muitos! rs 


Outras obras clássicas para se ler no dia das bruxas "ou faça como a gente, não espere o dia das bruxas, leia na hora que der vontade, muitas variedades!


O Castelo de Otranto – HoraceWalpole
The Giaour e Versos Inscritos numa Taça Feita de um Crânio (poesia) – Lord Byron
Carmilla (conto) – Joseph Sheridan Le Fanu
A mulher da gargantilha de veludo e outras histórias de terror – Alexandre Dumas
A Casa da Colina (The Haunting of Hill House) – Shirley Jackson

The Necromancer e The Mysteries of the Court of London – George W. M. Reynolds
Scary Stories to Tell in The Dark – Alvin Schwartz
Os Mistérios de Udolfo – Ann Radcliffe
A Lenda de SleepyHollow (A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça) – Washington Irving

História de Fantasmas – Daniel Defoe
Histórias de Fantasmas – M.R. James
A Volta do Parafuso – Henry James
Histórias de Fantasmas – Charles Dickens
Os Mortos Vivos – Peter Straub
O Exorcista – William Peter Blatty
O Sétimo; Bento; O Vampiro Rei; – André Vianco

Livros de Sangue – Clive Barker
Vou lhe mostrar o medo: O mistério de Edgar Allan Poe – NikolajFrobenius
Poe 200 anos – vários autores nacionais, antologia em homenagem a Poe organizada por Maurício Montenegro e Ademir Pascale
Um Esqueleto (conto) – Machado de Assis

Venha ver o pôr do sol – (conto da antologia Antes do baile verde, que remete a um conto de Edgar Allan Poe) – Lygia Fagundes Telles
Morto até o anoitecer (e as continuações da saga de livros que inspirou a série TrueBlood) – Charlaine Harris
Dexter: a mão esquerda de deus (e as continuações da saga de livros que inspirou a série de TV Dexter) – Jeff Lindsay
O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e outras histórias (poesia) – Tim Burton




†  LEIA TAMBÉM:




E como somos movidos por músicas, trouxemos uma aqui especialmente para essa data que o povo tanto come doces. Hehe Quem curtiu fique a vontade a baixar! Disponivel! Até a próxima galera! 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Hm, ótimo post! Prof Evaldino falou mto do Alan Poe ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Edgar Allan Poe é muito legal! :) Os três são os meus preferidos!

      Excluir
  2. Oiii, vi seu perfil no lookbook e vim conhecer seu blog, amei! Desses ai posso dizer que Conheco o Alan Poe, já li um livro dele, mas ainda não assiti o filme o Corvo, tenho planos de assistir em breve, mas quero ver primeiro a versão antiga.

    Seguindo seu blog, ficaria feliz se pudesse retribuir:

    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Seguindo seu blog Marcelo. Obrigado pela visita e espero que volte sempre, o blog estará sempre cheio de novidades.

    ResponderExcluir