Um pouco do Cinema Mudo de Lillian Gish

By | 05:45:00 Leave a Comment

Lillian Gish, atriz, diretora e escritora estadunidense nascida em 1893, atuou em 119 filmes e teve uma carreira que durou mais de 75 anos!!! Estava entre as atrizes preferidas de D.W. Griffith. É conhecida como a primeira dama do Cinema Mudo. Até os dias de hoje Gish continua sendo a atriz com a carreira mais longa da história, começou aos 19 e encerrou suas atividades aos 94, faleceu cinco anos após se afastar do trabalho. Você pode conferir alguns trabalhos dessa lenda do Cinema de graça no Youtube, tem muito material dela disponível. Aqui, uma pequena seleção de algumas obras. Todos os trabalhos listados abaixo estão sob a direção de D.W. Griffith.

The Birth of a Nation (1915)
Com Lillian Gish e grande elenco, este é provavelmente o mais grandioso trabalho de D.W. Griffith. O roteiro gira em torno da relação de duas famílias durante a Guerra Civil americana assim como o momento de recuperação desse período. Dentre eventos históricos importantes temos o assassinato do presidente Lincoln. É comum nos trabalhos de Griffith a ambientação de suas tramas em momentos históricos e discutir questões contemporâneas partindo disso. (Mas se você não tá acostumado com filmes longos, vai ser difícil ver esse)

A Romance of Happy Valley (1919)
Por outro lado, A Romance of a Happy Valley é bem curtinho. Dos filmes de Lillian Gish que conheço, esse é o que acho mais docinho. Jennie (Lillian Gish) está preocupada com a partida de seu amado John (Robert Harron), o rapaz pretende ir para Nova Iorque na tentativa de ficar rico, mas ele vai se esquecer dela quando for embora e o amor dos dois vai acabar depois disso? Na verdade, A Romance of a Happy Valley é um tesouro, pois ficou perdido por quase 50 anos! Felizmente, uma cópia foi encontrada em 1965 na União Soviética (ele ficou disponível no Youtube por um tempo, foi quando assisti. Mas esses dias querendo rever não achei mais).

Broken Blossoms (1919)
A trama é sobre a jovem Lucy Barrows (Lillian Gish) que é maltratada e abusada pelo pai alcoólatra e que encontra Cheng-Huan, um gentil homem chinês que se apaixona por ela.  Broken Blossoms, assim como o título anterior dessa lista, segue tendo um elenco pequeno, uma produção singela e ao mesmo tempo intimista; bem diferente da grande produção de The Birth of a Nation.

Orphans of the Storm (1921)

Baseado na peça francesa de 1874 Les Deux Orphelines de Adolphe d’Ennery e Eugène Cormon. Lillian Gish, ao lado de sua irmã Dorothy Gish interpretam duas jovens que são separadas quando ainda bebês. Foi o último dos filmes de D.W Griffith estrelando as duas. Ambientado na França do século XVIII, o período do enredo é um recorte de antes e durante a Revolução Francesa.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Comentários
0 Comentários

0 comentários: